A intervenção tática realizada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) com o apoio do 4º Batalhão na área portuária de Santana e Baixada do Ambrósio faz parte de um amplo estudo técnico-cientifico para a implantação da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC).
Esta ação é uma das etapas para a efetivação da UPC que consiste em sete etapas, que são:
1. Levantamento Socioeconômico
Tem a finalidade de realizar um estudo das peculiaridades da área a ser implantada a UPC, como: Condições dos serviços públicos oferecidos, pontos críticos de criminalidade, etc.
2. Coleta de Informações
Realizada pelo serviço de inteligência da PMAP, visando identificar pessoas que atuam na criminalidade na área a ser implantada a UPC.
3. Plano de Policiamento Comunitário (PPC)
É o plano onde será estabelecido as estratégias do policiamento comunitário a ser implantados para diminuir os índices de criminalidade na região
4. Reuniões Comunitárias
Realizada junto à comunidade onde será implantada a UPC com o objetivo de divulgar o papel da população no policiamento comunitário e a atuação da policia militar no policiamento. Nessa etapa também a população é consultada para identificar o problema junto a policia militar e realizar sua análise para a construção do PPC.
5. Intervenção Tática
Mediante todo o levantamento feito pelo serviço de inteligência e um prévio mapeamento da área a ser implantada a UPC, é realizado pelo BOPE a intervenção tática com a finalidade de identificar e prender pessoas envolvidas com a criminalidade.
6. Implantação Efetiva da Policia Comunitária
Após a intervenção Tática será implantado de forma efetiva o Policiamento Comunitária de acordo com o Plano de Policiamento Comunitário (PPC), já previamente realizado para a área.
7. Avaliação
E, finalmente, encerrando as etapas de implantação da UPC se fará uma avaliação de todo o planejamento com a finalidade de corrigir os erros e melhorar cada vez mais o planejamento de implantação de uma UPC.
A instalação desta UPC visa diminuir os índices de criminalidade nessa área fazendo com que a comunidade possa ter mais tranquilidade no seu dia-a-dia, trazendo paz necessária para exercer sua cidadania.
Esta UPC empregará um policiamento de 24 horas nessa área com estratégias que estão de acordo com a filosofia da policia comunitária. Ao todo serão 38 policiais, entre Oficias e Praças que serão utilizados no policiamento dessa área, sendo 03 Oficiais, 10 Sargentos e 25 novos Soldados que se formaram na ultima turma. Todos esses policiais passaram por curso específico para atuarem de acordo com a filosofia da policia comunitária.
Na oportunidade o Governador Camilo Capiberibe estará entregando 02 viaturas(kombi e space fox) e
2 motocicletas que serão usadas no policiamento. Também será feita a entrega de
2 motocicletas para o policiamento da Ilha de Santana.
A cerimônia de inauguração será nesta sexta feira(09/11) a partir das 17 horas em frente a base da Polícia Militar na Área Portuária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário